Retrofit, o que é?

March 15, 2016

 

Retrofit é  um termo inglês, cujo significado é "reforma", no sentido de customizar, adaptar e melhorar equipamentos, conforto e possibilidades de uso de uma casa ou edifício antigo.

 

Consiste em conservar a estrutura original do edifício, acrescentando a ela materiais e equipamentos modernos.

 

A evolução do tempo deixa suas marcas e isso reflete no estilo de vida da população de cada época. Como consequência, cada período apresenta uma arquitetura característica, desenvolvida para atender às necessidades daqueles habitantes.

 

Quando as construções já não atendem mais as necessidades e os usos para os quais são destinadas, encontra-se na reforma uma solução imediata para aprimorar a edificação e adequá-la às exigências do usuário.

 

Disseminado em países da Europa e nos Estados Unidos, o chamado retrofit está se tornando uma tendência também no Brasil. Com ele, imóveis antigos danificados pelo tempo ou por má conservação, ganham uma cara nova, aumentam sua vida útil e valorizam a edificação e a região na qual se encontram.

 

Restaurações de casas antigas, para fins de comércio, converteram-se em tarefas, muito freqüentes, e desafiadoras, para arquitetos, decoradores, "designers", engenheiros e empreiteiras envolvidas com o chamado "retrofit". E os resultados finais, nos campos estético e promocional, são, quase sempre, de inegável e excelente qualidade.

 

O retrofit é uma técnica crescente no mercado imobiliário, consistindo na adaptação e melhoria de velhos edifícios, que assumem novos padrões de aproveitamento, cujo principal fundamento consiste no aproveitamento estrutural, uma vez que o aço, a areia e o cimento utilizado já cumpriram seu ciclo, não justificando a construção de um novo.

 

Já sobre a reutilização de materias nós temos um grande mercado de peças com um valor agregado muito elevado e um mercado (praticamente de fundo de quintal) com peças populares. As peças antigas são muito apreciadas pela classe média por sua estética imponente e pelo valor histórico, logo é um mercado seleto onde compra uma elite que valoriza cada detalhe das peças.

 

Hoje conseguimos executar grandes retrofits, mas quase na sua totalidade, com materiais modernos e novos, que acabam minimizando o custo final da obra.

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

SOBRE ARQUITETURA
Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square